Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2463

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PET COMO FORMA DE APROXIMAÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO À REALIDADE PROFISSIONAL: ESTUDO SOBRE O PROGRAMA ENGENHARIA CIVIL PARA TODOS;

Giulianna Thereza Alves Listo, Olga Maria Pinheiro Pinheiro, Elizangela Mayara da Rosa Gomes, Jamille Brito Borges;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Durante a graduação, sejam em cursos ofertadas em universidades públicas ou privadas, ainda é comum a utilização de modelos arcaicos em suas grades curriculares, de maneira que determinadas disciplinas são ministradas, sem que ocorra uma integração entre o conteúdo ministrado dentro da sala de aula e realidade a qual o profissional vai ser submetido quando estiver inserido no mercado de trabalho. Desta forma o Programa de Educação Tutorial em Engenharia Civil da UFPA, tem buscado desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão visando melhorar de forma significativa essa integração. Uma das atividades desenvolvidas para essa finalidade é o Programa Engenharia Civil para Todos (PECIT), atividade que tem como base a oferta serviços como a elaboração de projetos arquitetônicos, hidrossanitários, elétricos, estruturais para pessoas de baixa renda. Projetos que são desenvolvidos pelos membros do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Civil da UFPA em parceria com os professores, utilizando o conhecimento adquirido dentro de sala de aula, para solucionar problemáticas reais, que um futuro engenheiro civil poderá estar sujeito. O presente artigo aborda a metodologia de funcionamento do PECIT e a sua repercussão, até o presente momento, na comunidade e nos petianos. Os resultados, até o momento, estão sendo significativos e promissores não só para os beneficiados pelo auxílio, mas também para os petianos.

PET. Extensão. Projetos. Integração Profissional.
Voltar