Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2452

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM TURMAS DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EDIFICAÇÕES - ESTUDO DE CASO NO IFMG - CAMPUS AVANÇADO PIUMHI;

Felipe Laffiti Assis Soares, CEILE CRISTINA FERREIRA NUNES, Giovane Azevedo;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O curso Técnico em Edificações do IFMG - campus Avançado Piumhi- apresenta alta taxa de evasão e aqueles alunos que permanecem apresentam sinais de desânimo, cansaço e desinteresse pelo curso. Disciplinas como Planejamento de Edificações, que possuem elevada carga horária teórica, corroboram para esse cenário pois apresentam pouco espaço para atividades práticas e suas aulas expositivas tornam o aluno um agente passivo no processo de aprendizagem. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade de buscar formas alternativas de motivação e aprendizagem. O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado com a turma de 2017 do curso Técnico em Edificações do IFMG. É apresentada uma metodologia ativa na qual os próprios estudantes desenvolvem uma Estrutura Analítica de Projetos com uma abordagem ativa, tornando o aluno o personagem central de seu processo de aprendizagem. É realizado também um estudo auto avaliativo dos próprios alunos a partir de sua nova experiência, tendo seus resultados aqui comentados.

Curso Técnico, Metodologia Ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas, Planejamento de Edificações.
Voltar