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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMENINAS NA CIÊNCIA DE DADOS: DESPERTANDO VOCAÇÕES E O PROTAGONISMO FEMININO;

HERICA DE OLIVEIRA SANTOS, Karla Patricia Santos Oliveira Rodriguez Esquerre, Daniele dos Santos Lima, Tatiana Bittencourt Dumêt;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[122] 11.2 Formas de despertar vocações

O desejo de despertar o interesse de estudantes do Ensino Fundamental para as ciências de dados culminou na proposição do projeto de pesquisa Diversidade de Gênero na Ciência de Dados: Formação com Base na Experimentação. Este, foi aprovado no edital CNPq/MCTIC N º 31/2018 (Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação) em parceria da Universidade Federal da Bahia com cinco escolas públicas de Salvador, Bahia. O objetivo principal é apoiar a formação do pensamento analítico, estatístico e computacional de alunas do 6º ao 9º anos, bem como fortalecer a ideia de que as mulheres como protagonistas de conhecimento.)Para tanto, foi necessária uma equipe multidisciplinar, profissionais das áreas de Ciências Exatas e Humanas que se propuseram a pensar e executar atividades, criando meios para apoiar a formação das estudantes no desenvolvimento do pensamento computacional e estatístico, aproximando-as das Ciências Exatas, através do levantamento, exploração, modelagem e análise de dados e informações. Até o momento, as atividades permitiram trabalhar os primeiros conteúdos na forma de dinâmicas e realizar uma visita aos laboratórios da Universidade. As atividades em andamento contam com a produção de experimentos que serão apresentados numa Feira de Ciências, ao final do ano letivo, e com a confecção de um site baseado em contextos específicos da cidade de Salvador levantados pelas estudantes. Espera-se ao final que as meninas desenvolvam o pensamento computacional e analítico e percebam que a ciências de dados é transversal e pode auxiliá-las a se tornarem protagonistas em qualquer área de atuação.

Ciência de dados, pensamento computacional, gênero, tecnologia, meninas nas ciências.
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