Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2433

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLPI - Laboratório de Práticas Integradas: a integração dos saberes para a formação de Engenheiros;

Juliana Capanema Ferreira Mendonca, Margarete Aparecida Pereira, Pedro Prates Valério;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Atualmente, dinamismo e processos de mudanças constantes têm sido observados na sociedade. Diante de avanços tecnológicos e transformações, refinamentos de teorias relacionadas às salas de aulas contribuem para demonstrar que diversificações dos ambientes de aprendizagem, e das interações, associadas a experiências imersivas, tendem a contribuir com o desenvolvimento de habilidades, propósitos e atitudes. De forma aderente, educadores de todo o mundo acreditam que a Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL é uma abordagem instrucional que permite domínio e aprimoramento de habilidades e conhecimento de conteúdo acadêmico. A abordagem PBL fornece ao aluno uma compreensão mais profunda do conteúdo estudado, ao mesmo tempo que coloca conceitos teóricos e estratégias para a resolução de problemas em práticas reflexivas. Neste contexto, o LPI foi idealizado para instrumentalizar um currículo referenciado por competências, desenvolvendo habilidades técnicas e sócio emocionais, essenciais para estudantes ingressantes em cursos de Engenharia. Alinhamento construtivo pedagógico tem sido ferramenta para o desenvolvimento de atividades, fomentando escolhas metodológicas. Sequencias didáticas, alinhadas com os conteúdos das demais unidades curriculares do módulo e aos desafios tecnológicos propostos constituem experiências de aprendizagem. Em adição, metodologia construtivista tem sido, assim, apontada como fundamental por professores da disciplina, com destaque para a 5E, baseada em sequência didática estruturada, consistindo em estágios cognitivos de aprendizagem. Compreendendo a centralidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem o LPI tem se desenvolvido como unidade articuladora das habilidades e competências na formação do Engenheiro para o século 21, com resultados promissores e oportunidades amadurecimento.

Alinhamento Construtivo, Projetos, Mediação, Protagonismo, Engenharia
Voltar