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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELAGEM DE UM REATOR PFR, ATRAVÉS DO SOFTWARE FORTRAN, COMO ESTUDO DE CASO PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS;

Barbara Wittkowski Fendrich, Emanuel Joaquim Daniel Júnior;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A simulação de processos utiliza-se de modelos matemáticos com o objetivo de testar diversas possibilidades de configuração de funcionamento, buscando a idealidade ou prevendo o comportamento de sistemas em situações adversas. O ensino da modelagem matemática agregaria, então, vários conhecimentos práticos e de gestão de projetos aos alunos de graduação, tornando-se uma experiência muito positiva no seu futuro profissional. Assim, a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) atua como metodologia que transforma as antigas políticas pedagógicas em métodos de ensino mais dinâmicos, desmistificando as aulas apenas expositivas. Este trabalho objetiva demonstrar, como estudo de caso, a modelagem matemática de um reator PFR, geralmente utilizado em reações de fluidos gasosos, via Fortran, para a aplicação do PBL, principalmente em cursos de Engenharia Química. Cinco simulações testes foram realizadas e seus resultados foram analisados, mostrando a influência de cada um dos parâmetros nos resultados. Assim, aplicando-se a simulação matemática de processo em universidades, o PBL fomenta novas áreas de conhecimento, além de incentivar o desenvolvimento de experiência na área de gestão de projetos e do protagonismo estudantil.

Métodos De Runge-Kutta. Aprendizagem Baseada Em Projetos. Engenharia Química. Simulação Matemática.
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