Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2427

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERFIL DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO DE CADASTRO TERRITORIAL NO BRASIL;

Artur Caldas Brandão, Suzana Daniela Rocha Santos e Silva;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O objetivo deste trabalho foi analisar a formação técnica científica dos professores que atuam no ensino de Cadastro Territorial no Brasil, incluindo a formação acadêmica nível de graduação e pós-graduação, bem como a atuação em atividades de práticas profissionais relacionadas ao Cadastro Territorial durante a formação acadêmica ou em outras atividades fora da academia. Foi aplicado um questionário, via formulário online, para um grupo de 48 professores de Cadastro Territorial, de 19 instituições de ensino do Brasil e 3 do exterior. Constatou-se que a maioria dos docentes (61%) possuem formação de graduação na área de mensuração / geotecnologias (Engenharia Cartográfica / Engenharia de Agrimensura / Geoprocessamento), e os demais com formação em áreas correlatas (outras engenharias, geografia, arquitetura e urbanismo). Foram indicadas uma diversidade de formações a nível de pós-graduação, tanto no mestrado quanto no doutorado. Verificou-se uma deficiência de oferta de cursos de pós-graduação na área de Cadastro Territorial, demonstrando uma necessidade de se criar e ampliar as linhas de pesquisa nessa área, considerando a realidade e necessidades brasileiras no que se refere à gestão do território. Identificou-se a necessidade de uma análise mais aprofundada do grau de influência da formação dos professores no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Outro aspecto observado foi a diversidade de disciplinas ministradas nessa temática pelas instituições de ensino, indicando uma necessidade de se implementar ações estruturantes nos cursos que ministram componentes curriculares em Cadastro Territorial, tais como alinhamentos conceituais, conteúdos, abordagens, cargas horárias, além da capacitação dos professores.

Ensino de Cadastro Territorial, ensino profissionalizante, Cadastro Territorial
Voltar