Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2415

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETOS FALAEQ E SABONEQ: ESTRATÉGIAS PARA ATIVAR O ALUNO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NA UFSM;

Rafaela Nogueira Fontoura da Silva, Caroline Lucca Belladona, Isadora Argenta Preigschadt, CAROLINA MARCELA KERKHOFF, Natanael Henrique Cielo;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A necessidade de ações concretas para o melhoramento do ensino e da aprendizagem no Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) motivou o projeto de ensino Espaço CrEativo a organizar atividades que tivessem o propósito de auxiliar no processo de preparar e orientar os alunos na sua formação profissional durante a vida acadêmica. Nesse sentido, foram desenvolvidos dois projetos, sendo eles o FalaEQ e o SabonEQ. O primeiro consiste em encontros com profissionais que auxiliam no aprimoramento de "soft skills", como oratória, liderança, gestão de tempo, entre outras. Outrossim, o segundo também contribui na aprendizagem de conteúdos já vistos em sala de aula de forma prática, através da produção de sabão a partir do óleo de cozinha utilizado, além de reforço teórico e visita técnica em uma indústria de tensoativos. Conforme vários autores já abordaram, o ensino significativo só ocorre quando deixa de existir a aprendizagem mecânica, e com esses dois projetos a metodologia de ensino é transposta para o educando, que passa a ser o centro da aprendizagem, criando um ambiente de desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos para o exercício da profissão de engenheira química.

Metodologias Ativas. Processo Educacional. Aprendizagem. Ensino Significativo.
Voltar