Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2412

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO APPLIQUÉ E (RE)CONHECER: INICIANDO A CONCEITUAÇÃO E RECONHECIMENTO NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA;

Rafaela Nogueira Fontoura da Silva, Mariana Menezes de Quadros, João Vitor Fin Schaedler, Joana Contini Bernardi, Gabriel Budel Salles;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A falta de contato entre as disciplinas do ciclo básico da Engenharia Química com as suas aplicações, junto a falta de motivação nos semestres iniciais, estimularam o desenvolvimento de projetos que buscassem preencher esta lacuna dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neste contexto surge, dentro do projeto de ensino Espaço CrEativo, os projetos Appliqué e (Re)Conhecer. O primeiro busca trazer a alunos dos 2º, 3º e 4º semestre, aulas e atividades relacionadas a conteúdos do 7º semestre, com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e introduzir conteúdos práticos. O segundo projeto consiste em conectar os alunos do 1º semestre com o curso por meio de atividades no laboratório de graduação, onde são apresentados alguns conteúdos a serem estudados ao longo do curso, como reatores e trocadores de calor, e os alunos podem realizar atividades práticas em módulos experimentais. Ao final das atividades foram aplicadas pesquisas com os alunos, e verificou-se que os objetivos iniciais dos projetos foram alcançados uma vez que os alunos relataram melhor compreensão dos conteúdos aprendidos nas aulas teóricas, motivação a participar de iniciações científicas e desenvolvimento de competências para lidar com problemas de engenharia.

Aprendizagem prática. Ensino Significativo. Aprendizagem. Desenvolvimento de competências.
Voltar