Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


241

ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR NA ÁREA DA ENGENHARIA QUÍMICA COM APLICAÇÃO DO PBL COMO METODOLOGIA PRINCIPAL DE ENSINO/APRENDIZAGEM;

Thaís Cristina Guimarães Alves, Sabrina Barbosa Rosini, Amanda de Oliveira Careaga, Neron Alipio Cortes Berghauser, Elis Regina Duarte;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

A proposta deste artigo é apresentar um modelo de atividade multidisciplinar utilizando a metodologia de ensino/aprendizagem PBL (Problem Based Learning), onde busca-se trabalhar conteúdos que irão acrescentar conhecimento dos alunos participantes. A utilização do PBL permite a aplicação de assuntos do interesse da comunidade acadêmica de forma multidisciplinar, em que são trabalhados estudos de casos como questões problemas e os facilitadores da atividade trabalham como tutores. Os alunos são desafiados a resolver as tarefas de forma dinâmica, seguindo um fluxo de debate e a apresentarem seus resultados ao final. Dessa forma, é possível aperfeiçoar diversas competências e habilidades que são essenciais para a formação de um profissional apto a atuar no mercado de trabalho, como comunicação oral, trabalho em grupo, pensamento crítico e rápido, habilidades de liderança e gerenciamento de equipes.

Metodologias de ensino, PBL, multidisciplinaridade, Engenharia Química.
Voltar