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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS I;

Marcos Vinícius Aquino Lopes, Kaliana Sitonio Eça, Sádwa Fernandes Ribeiro;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A gamificação vem se destacando como um sistema de aprendizagem eficiente e atrativo, podendo resolver desafios atuais do ensino superior, relacionados com o interesse e engajamento dos estudantes na busca pelo conhecimento, assim como prepará-los para atender as exigências do mercado de trabalho. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho e a satisfação dos discentes da disciplina de Fenômenos de Transporte na Indústria de Alimentos I quanto à execução da gamificação, aplicando os conteúdos teóricos abordados em aula. A dinâmica consistiu na divisão de equipes e aplicação de questões, cujos principais critérios de pontuação foram o tempo de resolução, entrega da resposta correta ou incorreta e solicitação de auxílio do monitor. A verificação da satisfação dos alunos em relação à aplicação do jogo foi realizada a partir de um questionário estruturado e a influência da gamificação no aprendizado dos mesmos foi observada a partir do desempenho na avaliação escrita da disciplina. Os possíveis erros que impediram os estudantes de obter o resultado total nas questões do jogo estavam relacionados com a dificuldade de interpretação de diagramas, falta de atenção na adequação de dados e aplicação inapropriada de equações fundamentais. Apesar disso, o desempenho dos alunos na avaliação escrita foi satisfatório, visto que 33,33% da turma alcançaram notas excelentes e 59,26% regulares. Através das respostas do questionário, observou-se que o jogo foi aceito pelos alunos como uma atividade que desperta interação em grupo, cooperação, competitividade e divertimento, além de ser eficiente no aprendizado dos discentes.

Jogo didático. Engajamento. Avaliação. Desempenho.
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