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Artigo


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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMUSO DE UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EXPERIMENTAL;

SUZANA CESCON DE SOUZA, Maurício Solon da Silva, Carolina Gomes da Silva, Felipe de Oliveira Matos, Antonio Pereira Jr;
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COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A adoção de metodologias ativas no ensino superior tem se mostrado eficiente para a formação discente. O objetivo deste artigo é analisar a eficácia de uma aplicação de metodologia ativa envolvendo o desenvolvimento de um teste de percepção de faces baseado no Teste de Mooney. O teste de Mooney avalia a capacidade de fechamento perceptual dos indivíduos, ou a habilidade de perceber padrões ou objetos, mesmo com informações visuais esparsas (Mooney, 1957). O sistema foi implementado na linguagem Python, a partir do programa Psychopy (v1.85.3), utilizando estruturas básicas de programação ministradas no curso de Engenharia, contribuindo como reforço na aprendizagem de fundamentos de linguagem de programação e neurociências para os discentes de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na primeira fase foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. na segunda fase a intenção era motivar os alunos a desenvolver o projeto de forma criativa e colegiada.

Metodologia Ativa. Teste de Mooney. Engenharia Biomédica.
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