Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


240

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO MECANISMO MULTIPLICADOR DE CONHECIMENTO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO GRUPO PET-EE/UFPA;

Juan Costa da Costa, Juliana Segtowick Fonseca e Silva, THIAGO HENRIQUE FERREIRA NASCIMENTO, Rafael Mendes Hirayama Machado, Gabriel Bastos de Souza Silva, ISAIAS JEAN MARTINS BARROS, Ádrea Lima de Sousa, Orlando Fonseca Silva;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Este artigo tem por objetivo apresentar a metodologia adotada no processo seletivo para bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Pará, que visa fomentar o interesse dos discentes no desenvolvimento de novas atividades em sua graduação bem como criar um efeito multiplicador do conhecimento. Este artigo apresenta as etapas deste processo seletivo tendo como foco central a terceira etapa, na qual se propõe aos discentes participantes do processo de seleção o desenvolvimento de trabalhos em que normalmente não possuem previamente o conhecimento necessário, sob a orientação dos alunos já bolsistas. Estes trabalhos desenvolvidos, por sua vez, são na sua grande maioria aprovados em congressos nos quais são apresentados pelos próprios discentes participantes do processo. Este artigo também mostra que estes alunos são motivados a desenvolver novas atividades não só na área da pesquisa, mas no ensino e na extensão - que também são essenciais em sua formação como profissional e cidadão.

Processo seletivo, Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica, Pesquisa, Ensino, Extensão.
Voltar