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Artigo


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INTERAÇÃO ENTRE ENSINO DE GRADUAÇÃO E ENSINO MÉDIO NA PESQUISA DE FIBRAS VEGETAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA;

Carlos Eduardo Pinto Lopes, EDIELSON SILVA DE VILHENA, Edil Silva de Vilhena, Rodrigo da Silva Magalhães Dias, Roberto Tetsuo Fujiyama;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

O grupo de pesquisas em materiais compósitos (GPMAC), da Universidade federal do Pará, a qual trabalha com pesquisas sobre do uso de rejeitos da agroindústria, indústria madeireira e fibras vegetais, desenvolveu um estudo em conjunto com estudantes do ensino médio, incentivando-os a interagir com a pesquisa acadêmica na área de materiais compósitos. O GPMAC desenvolve diversas pesquisas com aplicação de fibras naturais da Amazônia, tais como sisal, curauá, banana, bambu, entre outras. Este trabalho tem como objetivo fazer a interação entre estudantes do ensino médio e a Universidade federal do Pará, por meio do GPMAC. Foi realizado levantamento quanto aos tipos de fibras naturais e disponibilidade na cidade de Belém e região metropolitana, de forma a aplicar essas fibras na confecção de materiais de engenharia. As fibras catalogadas foram sisal, juta, coco, carnaúba, patchouli, buriti, trigo, palha da costa e talo de buriti. No final dessa pesquisa, foi desenvolvido um banco de dados com as fibras naturais e vegetais disponíveis na região amazônica.

Fibras naturais. Interação Universidade/Escola. Banco de dados.
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