Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


239

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO INTEGRADOR COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL;

ANA PAULA LIMA BARBOSA, LEONARDO TAVARES DE SOUZA, Jeferson Spiering Böes, Lia Fontenele Cavalcante;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O ensino superior da atualidade apresenta particularidades inéditas, tais como proporcionar a formação de egressos proativos, colaborativos, flexíveis e que apresentem domínio dos conhecimentos e sejam capazes de aplicá-los para solucionar problemas concretos. Uma possibilidade profícua é a adoção de metodologias ativas em substituição ao ensino tradicional. O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento de determinada estratégia de metodologia ativa, inserida no Projeto Integrador de uma instituição de ensino superior privada, a fim de refletir sobre as contribuições que iniciativas deste tipo podem ofertar ao ensino-aprendizagem de alunos do curso de Engenharia Civil. A pesquisa tem abordagem qualitativa, sendo descritiva. Na primeira fase foi realizada pesquisa bibliográfica e documental; na segunda, deu-se uma pesquisa de campo com alunos do primeiro semestre do curso de engenharia civil. A atividade analisada, denominada "Torre de Blocos" foi proposta pelo docente de Introdução à Engenharia Civil, e consistiu na construção de uma torre de blocos de madeira com altura e custo máximos definidos. Objetivou motivar os alunos a aplicar os conhecimentos de criatividade, modelagem e otimização adquiridos naquela disciplina, por meio de atividade simulada. Após algumas tentativas a dinâmica foi executada com êxito. Os alunos evidenciaram a capacidade de observação, reflexão, avaliação e proatividade, de forma coletiva e negociada, para promoverem o replanejamento e execução de nova estratégia para que a torre alcançasse a meta proposta. Infere-se, com apoio dos resultados da avaliação realizada ao final, que a atividade tenha desempenhado um importante papel enquanto estratégia de metodologias ativas.

Metodologias Ativas, Projeto Integrador, Engenharia Civil
Voltar