Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2378

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSUPERAÇÃO DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA ANÁLISE DA VIVÊNCIA COM UMA ABORDAGEM ATIVA E DIFERENTES RECURSOS;

Maria Eduarda Morais Florêncio, Eduardo Mendes Paz, Cosmo Mariano da Silva Junior, Verônica Gitirana Gomes Ferreira, WILKER VICTOR DA SILVA AZEVÊDO;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Neste trabalho discutem-se resultados de uma pesquisa exploratória com estudantes de um curso de Engenharia Elétrica, para identificar se os alunos interpretam os fenômenos que estão ocorrendo no circuito com base em conceitos físicos do formalismo científico ou concepções alternativas; e se articulam com os fundamentos teóricos, quando vivenciam um design de abordagem de ensino voltada para a concepção e aplicação de um design colaborativo e ativo com uso de diferente artefatos e representações. O design foi desenvolvido, no contexto da análise de circuitos resistivos simples em corrente alternada, proporcionando interação e integração entre estudantes na construção de circuitos. Promovem-se, ainda, as devidas variações de arranjos de artefatos em fases de caráter teórico-experimental. Os resultados mostram a superação de concepções sobre o "consumo de corrente elétrica" em um circuito através da construção social e colaborativa de conhecimentos entre os estudantes em plataforma empírica. Foi verificada a falta de habilidade na interpretação de esquemas em dependência da disposição espacial dos componentes.

Aprendizagem ativa. Circuitos elétricos. Design colaborativo. Concepção.
Voltar