Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2371

GRADSCRUM: UMA METODOLOGIA ÁGIL APLICADA AO FOMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CONTEXTO DE COMPONENTES CURRICULARES DE ENGENHARIA;

Alexandre Franco de Carvalho Filho, Marcio Andre Fernandes Martins;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente trabalho propõe uma aplicação da metodologia ágil de gerenciamento de projetos, Scrum, sobre a ótica da sua adaptação para o ensino básico, eduScrum, para o âmbito do ensino de disciplinas de cunho técnico-científico em cursos de engenharia, com base no aprendizado orientado a projetos. A proposta tem por objetivo geral apresentar uma alternativa ao atual modelo de ensino, que se prova pouco efetivo e convidativo, através de uma abordagem de aprendizado ativo e colaborativo onde o estudante é desafiado a desenvolver trabalhos acadêmicos em um contexto profissional de desenvolvimento de projeto, criando habilidades e trabalhando as competências envolvidas.

Educação. Engenharia. Controle. Automação. Scrum.
Voltar