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AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA SOFTPLC PARA APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO;

Deliene Costa Guimarães, Reberth Carolino de Oliveira, Renata Umbelino Rego;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O presente trabalho objetiva mostrar uma análise sucinta sobre a aplicabilidade do uso de SoftPLC no ensino de conceitos de controle e automação na educação em engenharia. Para esta análise, foram realizadas uma série de comparações, tomando por base a aplicação de técnicas de controle em um processo, para demonstrar que o desempenho do SoftPLC está páreo ao de um CLP convencional, evidenciando as vantagens e desvantagens do uso de cada tecnologia. O estudo se baseia na verificação de parâmetros fundamentais para a especificação de um sistema de controle eficiente, como: segurança, comunicação, interface, rapidez, confiabilidade, durabilidade e custo. Para tal, foi elaborado um processo de conhecimento comum, como o de pasteurização de leite, o qual teve suas especificações aplicadas em ambas as plataformas de controle. Os resultados obtidos mostram que, se tratando de processos menos robustos e não invasivos, como é o caso de sistemas elaborados para aprendizagem e pesquisa, o SoftPLC pode ser considerado como uma opção no ensino de controle e automação. Assim, o sistema SoftPLC se torna nestes casos um investimento confiável e de notável custo beneficio para entidades de ensino de engenharia de controle e automação.

SoftPLC, CLP,Controle, Automação, Software computacional.
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