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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMNAPSI/POLI: MINIMIZANDO DESAFIOS ACADÊMICOS E VIABILIZANDO A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM;

Matheus de Amorim Barros, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Matheus Henrique Torres da Silva, Thays Marques Ferreira, Amanda Pereira Sales Cavalcanti;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[117] 09.5. Assemelhados

O presente artigo relata as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo NAPSI - Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco diante do auxílio da superação dos desafios de uma instituição que oferece graduação da área de Ciências Exatas. O núcleo, que é um equipamento social dentro da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, desenvolve e acompanha as seguintes práticas pedagógicas: a Semana do Estudante Ingressante; o Programa Estudantil de Tutoria; a Formação Pedagógica Continuada; a Avaliação da Prática Pedagógica Docente; o Atendimento Psicológico; e o Projeto Padrinhos. Essas práticas são baseadas em perspectivas inclusivas, visando minimizar os desafios e viabilizar a melhoria do ensino e da aprendizagem da instituição. A partir da concepção dos resultados, foi obtido um aumento durante o período de 2016 até 2019.1 na SEI, repercutindo assim, em 100% de participação em 2019.1 com 224 ingressantes acolhidos; o Monitoramento Acadêmico do Programa Estudantil de Tutoria tem 100% de estudantes monitorados desde 2016; a Formação Pedagógica Continuada tem um aumento satisfatório entre o período de 2015 até 2019, evidenciando-se a participação de 100 docentes dentre os 165 na edição de 2019; a Avaliação da Prática Pedagógica Docente obteve um aumento de 609 participações dos discentes entre os anos de 2016 até 2018; e o Projeto Padrinhos 'adotou' mais de 240 alunos entre o período de 2015 até 2018. Tais resultados evidenciam a progressão das práticas educativas.

Equipamento Social. Perspectivas Inclusivas. Práticas Pedagógicas.
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