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INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS: NOVOS DESAFIOS GERANDO MOTIVAÇÃO, COMPROMETIMENTO E APRENDIZADO;
Karla Silva, Bruna de Gaspari, Elzo Alves Aranha;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A chamada Revolução Industrial 4.0 impõe necessidade por engenheiros inovadores e empreendedores. Como consequência das grandes mudanças tecnológicas, os estudantes hoje têm amplo acesso às informações, exigindo agora que os professores sejam orientadores na construção do conhecimento e aquisição de habilidades profissionais de altas complexidades cognitivas. Nesse cenário, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) propõem a reconstrução do ensino das engenharias, reconhecendo o professor como fundamental para essa formação profissional e sugerindo práticas pedagógicas mais dinâmicas, voltadas as soluções do mundo real e alinhadas as tendências mundiais da formação por competências. O presente trabalho atende essas demandas apresentando resultados alcançados pela aplicação de metodologias ativas na disciplina de Instrumentação e Controle de Processos. 18% dos 254 egressos da disciplina contribuíram para o delineamento de melhorias. A motivação discente foi condicionante aos bons resultados, implicando em diferentes estratégias didáticas a cada tarefa proposta. Para avaliação do domínio cognitivo discente alcançado, foram avaliadas as atividades do pensamento da mais alta ordem (aplicação, análise, compreensão e criação). Os resultados demonstraram a eficácia das ações adotadas: os alunos foram motivados e envolvidos, culminando com proposta de projetos inovadores interdisciplinares e transdisciplinares. O nível de participação e comprometimento dos acadêmicos na disciplina manteve-se inclusive durante as aulas expositivas. Com uma abstenção justificada, 94% dos desafiados atingiram os objetivos EDLE de reflexão, criação e proposição. Concluímos que a práxis docente focadas na motivação e envolvimento do aluno, promove a aquisição dos conhecimentos e garantem as competências profissionais desejadas.
Educação Empreendedora, Inovação, EDLE