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AVALIAÇÃO POR EGRESSOS - ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO CEFET-MG;

Valéria Cristina Palmeira Zago, Matheus Pires Corrêa, Elizabeth Regina Halfeld da Costa, Priscila Vieira Oliveira e Silva;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

Instrumentos como a Avaliação dos Cursos Superiores e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes têm auxiliado os gestores institucionais a compreender melhor a evolução dos cursos e podem sinalizar os principais desafios da educação superior. O acompanhamento de egressos se mostra como relevante estratégia institucional para obtenção de informações a respeito da qualidade do ensino ofertado e sua sintonia com as exigências e transformações do mercado de trabalho. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo investigar a percepção sobre o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), segundo os egressos. Percebeu-se que a maioria dos egressos estava em atividade na área de formação, seja empregado, cursando pós-graduação ou realizando as duas atividades em paralelo. A formação acadêmica foi citada com padrão "muito bom" ou "bom" para a maioria dos respondentes. Essa classificação deveu-se a boa qualificação dos docentes, um currículo multidisciplinar, com uma grade curricular bem estruturada e, especialmente, às visitas técnicas realizadas durante o curso. Nas respostas também houveram referências sobre a deficiência de infraestrutura de laboratórios para aulas práticas. Mediante as contribuições dos egressos pode-se perceber que o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do CEFET-MG, tem possibilitado uma boa formação acadêmica e que o currículo se adequa ao mercado de trabalho, dentro das perspectivas dos respondentes. A implementação de um sistema de avaliação dos cursos pelos egressos no CEFET-MG poderá auxiliar na adequação de currículos e programas internos que mantenham a instituição em sintonia com a sociedade.

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