2349
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO MEIO DE FOMENTAR AUTONOMIA DO ESTUDANTE NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA;
Luciani Tatsch Piemolini Barreto, Diego Piazza, Matheus Poletto, Michele Otobelli Berteli, Neide Pessin, Renata cornelli, ROSMARY BRANDALISE;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Integrando os diferentes cursos de engenharia (Ambiental, Automotiva, Civil,
Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Química, Alimentos, Computação, Controle e Automação,
Materiais e Produção) da Universidade de Caxias do Sul, de primeiro semestre, foi
vislumbrada a possibilidade de utilizar estratégias que possam desenvolver habilidades e
competências esperadas do profissional de engenharia de maneira interdisciplinar,
possibilitando conhecer e interagir com os diferentes ambientes e estrutura da Universidade
bem como primar pelo desenvolvimento de pensamento crítico quanto ao eixo
sustentabilidade. A questão norteadora e motivadora de todo o processo de construção foi:
qual o perfil de engenheiro que queremos ajudar a construir para a sociedade? Os pilares e
as ações propostos na disciplina foram: acolhida diferenciada aos estudantes, integração das
atividades propostas com a comunidade local e fomento na autonomia do estudante. Este
manuscrito tem como objetivo apresentar os aspectos inovativos vivenciados ao longo do ano
de 2018 na disciplina de Introdução à Engenharia, apresentando os resultados alcançados,
as possibilidades de melhorias identificadas e o uso do Trabalho Discente Efetivo como
fomento a autonomia do estudante, por meio de vivência prática, leituras dirigidas e
execução de tarefas conduzidas pelos estudantes.
Engenharias. Estudantes. Acolhimento. Habilidades. Autonomia.