Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2349

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO MEIO DE FOMENTAR AUTONOMIA DO ESTUDANTE NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA;

Luciani Tatsch Piemolini Barreto, Diego Piazza, Matheus Poletto, Michele Otobelli Berteli, Neide Pessin, Renata cornelli, ROSMARY BRANDALISE;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Integrando os diferentes cursos de engenharia (Ambiental, Automotiva, Civil, Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Química, Alimentos, Computação, Controle e Automação, Materiais e Produção) da Universidade de Caxias do Sul, de primeiro semestre, foi vislumbrada a possibilidade de utilizar estratégias que possam desenvolver habilidades e competências esperadas do profissional de engenharia de maneira interdisciplinar, possibilitando conhecer e interagir com os diferentes ambientes e estrutura da Universidade bem como primar pelo desenvolvimento de pensamento crítico quanto ao eixo sustentabilidade. A questão norteadora e motivadora de todo o processo de construção foi: qual o perfil de engenheiro que queremos ajudar a construir para a sociedade? Os pilares e as ações propostos na disciplina foram: acolhida diferenciada aos estudantes, integração das atividades propostas com a comunidade local e fomento na autonomia do estudante. Este manuscrito tem como objetivo apresentar os aspectos inovativos vivenciados ao longo do ano de 2018 na disciplina de Introdução à Engenharia, apresentando os resultados alcançados, as possibilidades de melhorias identificadas e o uso do Trabalho Discente Efetivo como fomento a autonomia do estudante, por meio de vivência prática, leituras dirigidas e execução de tarefas conduzidas pelos estudantes.

Engenharias. Estudantes. Acolhimento. Habilidades. Autonomia.
Voltar