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ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO EM FUNÇÃO DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE ENGENHARIA CIVIL;

Alexandre Cardoso, Eclesielter Batista Moreira, JAIR DE JESÚS ARRIETA BALDOVINO, Ronaldo Luis dos Santos Izzo, Adalberto Matoski, Juliana Lundgren Rose, Felipe Perretto;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

O cenário da educação no Brasil tem apresentado resultados satisfatórios para alguns parâmetros do plano nacional de educação (PNE), porém devido à necessidade de expansão da educação no país, as mazelas de evasão e ociosidade se apesentam como um problema latente. A busca pela qualidade nas diversas modalidades de aprendizagem apresentadas pelas instituições de ensino, tem se pautado em indicadores de desempenho apresentados pelo Ministério da Educação (MEC). O desempenho acadêmico é intrínseco aos conhecimentos adquiridos, por parte de alunos em um nível escolar ou de universidade, além disso, é uma das variáveis de maior rigor para avaliar a qualidade da educação em um sistema de ensino. O desempenho é dependente de inúmeras variáveis, podendo ser destacada, a idade dos estudantes, o fator socioeconômico e a frequência e participação nas aulas. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise do desempenho acadêmico em função da frequência, dos alunos da disciplina de mecânica dos solos do curso de engenharia civil de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Brasil. Foi utilizada uma base de dados com 461 acadêmicos avaliados durante 12 semestres (seis anos). Os resultados mostram uma relação proporcional entre o desempenho acadêmico e a nota final dos alunos, sendo uma porcentagem de 77% deles aprovados e 23% reprovados. Os alunos aprovados apresentaram, em média, 10% de falta, enquanto que 93,93% dos alunos que têm faltas acima de 19% são reprovados.

Notas. Faltas. Índices. Educação. Alunos.
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