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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPRODUÇÃO DE VÍDEO E AVALIAÇÃO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA TECNOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA;

Marcos Jolbert Cáceres Azambuja, Jose Aquiles Baesso Grimoni, Débora Santos Carvalho;
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COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este artigo visa apresentar uma experiência, o processo e os resultados da produção de vídeos, gravação e avaliação dos alunos na disciplina História da Tecnologia na Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo - EPUSP - Brasil. O foco do artigo está em avaliar o desempenho e aprendizagem dos alunos mediante as escolhas realizadas por eles dos temas para a produção do vídeo final detalhando aspectos de organização e pesquisa teórica, divisões de trabalhos para a produção do vídeo (roteiro, produção, gravação e edição), e equipamentos tecnológicos envolvidos. Para isso formaram-se grupos: compostos por estudantes que cursaram a disciplina. A duração do vídeo deveria ser de 8 a 10 minutos, foi criado um canal no Youtube para carregar os vídeos e foi realizada uma avaliação dos vídeos produzidos pelos grupos de alunos, que possibilitou confrontar a opinião de cada grupo sobre os vídeos produzidos. Junto com o vídeo, cada grupo de alunos precisariam entregar uma monografia sobre a escolha do tema. O desempenho dos estudantes foi mensurado por meio de um questionário ao final da disciplina com níveis de percepções e questões abertas para cada aluno. Os resultados obtidos foram analisados e observado o nível de significância de 91,6% dos alunos apontaram que ao avaliar o projeto e a produção do vídeo de um outro grupo, o exercício ajudou no aprendizado do tema e 83,3% dos alunos apontaram ter sido muito boa a experiência de ter avaliado os vídeos dos outros grupos da disciplina. E 75% dos alunos apontaram que despertou interesse no tema abordado após a avaliação do vídeo do grupo que ele avaliou. E 86,7% dos alunos apontaram que no vídeo de orientação do Professor Aquiles ajudou a entender os caminhos da produção, edição e montagem do vídeo final. Este estudo sugere que a metodologia de produção de vídeos propicia aos estudantes atingir os diversos níveis de objetivos na Taxonomia de Bloom dos domínios cognitivos e afetivos. Ficou evidenciada a aceitação do recurso no apoio à aprendizagem, a metodologia ativa e a necessidade de uma abordagem mais centrada no estudante para produção dos vídeos.

Aprendizagem Ativa; Ensino de Engenharia; Produção de vídeos; Taxonomia de Bloom.
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