Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2331

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROTOTIPAGEM DE UM SISTEMA DE AUTOMATIZAÇÃO DE TESTES HIDROSTÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA ENSINO MULTIDISCIPLINAR E MULTI NÍVEL DE ENGENHARIA;

Filipe Andrade La Gatta, Álisson Alves Almeida, Letícia de Almeida, PEDRO IVO FERREIRA DE OLIVEIRA;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

A avaliação de testes de integridade de equipamentos pressurizados, possuem alta aplicação na indústria, por se tratar da avaliação do estado de uso do equipamento e, portanto, torna-se mais importante sua aplicação de maneira segura e precisa. Apresenta-se as etapas do levantamento de um protótipo para testes em vasos pressurizados de maneira automatizada e controlada. A pesquisa é baseada na aplicação dos estudos teóricos relacionados a eletrônica, microeletrônica e mecânica, onde alunos dos níveis de graduação e curso técnico formam o grupo de troca de conhecimentos e ensino, através da interdisciplinaridade. Verificou-se que a concepção do protótipo é exequível e complementou a aquisição de conhecimentos técnicos e profissionais dos discentes envolvidos. A partir desse resultado, é possível concluir que as teorias assimiladas foram aplicadas de maneira correta e eficaz, onde o grupo de estudantes participantes puderam ser motivados em atividades de complemento da grade curricular. Ficou também claro a evolução dos alunos que completaram a verticalização, criando maior sentimento de pertencimento e situação no curso de engenharia.

Multidisciplinaridade. Teste hidrostático. Protótipo. Ensino técnico. Verticalização.
Voltar