Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2326

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA, DA CONSTRUÇÃO E DA OPERAÇÃO DE DRONES E O IMPACTO NA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE ENGENHARIA;

Laercio Alves Nogueira, ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR, Paulo Alves Garcia, Rodrigo Vieira dos Santos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Neste relato são expostas atividades desenvolvidas sobre drones com estudantes de engenharia do Mackenzie. Estas atividades são praticadas no formato de um projeto integrador. Elas receberam este nome, pois são desenvolvidas em paralelo com as disciplinas que fazem parte do currículo dos programas de engenharia, captando estudantes interessados de qualquer etapa do curso e qualquer modalidade de curso, como por exemplo, elétrica e produção. O enfoque dado é o de aprendizagem sobre uma nova tecnologia, utilizando tópicos que são abordados em outras disciplinas de forma interdisciplinar, oferecendo uma forma de abordagem diferenciada aos alunos. Além disto, conceitos como ‘sala de aula invertida’ em sessões teóricas e práticas, revisão por pares e processos colaborativos que estimulam desenvolvimento de competências são exercitados. O programa permite então uma abordagem pedagógica e de formação interessantes, no contexto de drones e pontos como: segurança, legislação, física e dinâmica de utilização, processo construtivo. Os resultados obtidos são apresentados e analisados.

Drones, Projeto Integrador, Protagonismo, Ensino, Safety
Voltar