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ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES DE PROTÓTIPOS : PARA FINS DIDÁTICOS;

Thyara Adryelly Guedes da Cruz, Alba Cesanna Coutinho Rocha, Joze Samara Santos da Costa, FRANCISCO GILDEAN ROCHA MAIA, JÚLIO CÉSAR TAVARES DE LUCENA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Neste trabalho, propõe-se uma metodologia para o ensino das disciplinas de estruturas, nos cursos de Engenharia Civil, com foco nos deslocamentos dos elementos estruturais, a partir da integração de conteúdos teóricos e simulações em protótipos reduzidos. A pesquisa tem como objetivo propor como estratégia pedagógica a elaboração de modelos reduzidos com o intuito de aprimorar e facilitar o ensino/aprendizagem dos discentes quanto à análise de estruturas. Partindo desse pressuposto, o ensino/aprendizagem é desencadeador de mudanças e exige preparo dos alunos com a finalidade de solidificar conceitos que lhe permitam enfrentar situações semelhantes no futuro. Essa análise tem interesse didático com resultados qualitativos e correlação baseada em dados quantitativos. A metodologia empregada toma como base a maquete estrutural que permite a análise do comportamento de diferentes modelos estruturais, além dos resultados teóricos obtidos em simulações computacionais. O estudo é resultante de uma revisão bibliográfica e simulações em laboratórios de protótipos em EPS.

Sistemas estruturais, Deslocamentos, Modelo reduzido
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