Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2313

INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DE PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

Leonardo Pollettini Marcos, Daniel Rodrigo Leiva;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Com a crescente oferta de cursos de engenharia ao redor do mundo e a democratização dos conhecimentos técnicos correlatos, os problemas e deficiências enfrentados para a transmissão desses conhecimentos ficam mais evidentes. Em busca de soluções para esta problemática, pesquisadores ao redor do mundo têm se dedicado a estudar cientificamente a educação em engenharia. Este trabalho insere-se neste contexto com o objetivo de aplicar técnicas de bibliometria em dados recuperados da base Web of Science para elaborar indicadores desta área científica, permitindo assim a identificação das principais instituições, regiões, grupos de pesquisa e fontes de publicação na área, bem como as tendências de temas de pesquisa. Foi possível constatar que os EUA são o país com maior atividade na área, principalmente pelo papel da American Society for Engineering Education (ASEE) nesta realidade, e que a representatividade da produção científica brasileira fica em torno de 1% para este campo.

Educação em engenharia. Bibliometria. Produção científica.
Voltar