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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO raciocínio matemático em um episódio de resolução de tarefas de Cálculo;

André Luis Trevisan, Daniel Daré Luziano da Silva, Marcio Alexandre Volpato, Roberta Marcelino de Almeida Alves, Patricia Beneti de Oliveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O objetivo do estudo é compreender de que modo o trabalho com tarefas contextualizadas, atrelado às ações do professor na condução de discussões matemáticas, pode contribuir na promoção do raciocínio matemático em aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Apresentam-se princípios da Investigação Baseada em Design (IBD) para a resolução de tarefas e para as ações do professor na condução das discussões coletivas e síntese e o contexto de ensino baseado em episódios de resolução de tarefas. É, então, descrita e analisada uma tarefa na qual se exploram os conceitos de concavidade. Para análise, foram considerados dados originados da produção escrita e de vídeo e transcrição da discussão coletiva, envolvendo docente e estudantes, ocorrida após o trabalho com a tarefa dentro de cada grupo, em uma turma de alunos de CDI 1, de um curso de Engenharia de uma Universidade Federal. Foram reconhecidos aspectos relacionados: à proposição das tarefas e condução de discussões em consonância com competências e habilidades requeridas à formação do engenheiro; às ações de encorajamento à partilha de ideias, e busca por generalizações e formulação de conjecturas gerais, um aspecto primordial da estrutura conceitual relacionada ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio matemático. Por fim, este trabalho reflete a importância do desenvolvimento desse tipo de raciocínio, a partir deste contexto de aula não convencional.

Ensino de Engenharia. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Tarefas Matemáticas. Raciocínio matemático.
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