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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSTARTUPS COMO ALTERNATIVAS AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À ENGENHARIA CIVIL;

Fernando Augusto de Aguiar Scheffer, Alexandre Scandelari Wolf, Elvidio Gavassoni Neto;

COBENGE19

[24] 02. Projeto e Gestão de Cursos

[87] 02.3. Projeto Pedagógico de curso

A educação tem inúmeros objetivos, sendo talvez o mais importante a preparação profissional. No entanto, o sistema atual de educação superior falha em cumprir esse objetivo, já que cada vez mais os alunos não possuem as habilidades e conhecimentos necessários para atuar no mercado. Algumas das razões para isso são o uso de metodologias de ensino inadequadas e currículos mal estruturados, sem individualização e de lógica conteudista. Isso gera ineficiências no uso de recursos financeiros e de tempo, tornando faculdades caras e pouco proveitosas. A aplicação de um questionário com alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) explicitou estes e outros problemas específicos. Considerando a necessidade de se propor não apenas novas metodologias, mas sim um novo modelo de negócio e sistema educacional, optou-se por propor uma startup de cursos de formação profissional de curta e média duração com formato híbrido. Para este projeto especificamente, baseando-se na importância do setor e da carência de conhecimento identificada entre os estudantes entrevistados, o curso será na área de incorporação imobiliária. É apresentado um plano de ensino para o curso, cuja produção de conteúdo e realização será feita em parceria com empresas, profissionais e professores do setor. A hipótese a ser testada nesse MVP é que um curso que oferecerá capacitação real em pouco tempo e com menor custo para profissionais que estão entrando no mercado, como os universitários, terá bons resultados comerciais e viabilidade financeira.

Educação Superior. Startup. Incorporação Imobiliária. MVP.
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