Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2296

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATÉRIAS-PRIMAS DE ORIGEM ANIMAL;

Matheus Calixto Saraiva, Carlos Alberto de Jesus Filho, gizele almada cruz, Francisca Lívia de Oliveira Machado, Juliane Döering Gasparin Carvalho;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A formação do Engenheiro de Alimentos engloba conhecimento de várias áreas: ciência, tecnologia e engenharia. O estudo de matérias-primas básicas está incluído nos campos de estudo da formação do engenheiro. Novos métodos de ensino que auxiliam e dinamizam a aprendizagem são necessários para estimular o aluno durante a abordagem do conteúdo. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo lúdico para auxiliar na aprendizagem do conteúdo abordado na disciplina de Matérias-primas de Origem Animal (MPOA). O jogo MPOA's race foi aplicado para 41 alunos, o qual foi constituído de tabuleiro, dois dados e perguntas objetivas e discursivas sobre o assunto. Para avaliação da atividade lúdica foi elaborado um questionário on-line. De acordo com as respostas obtidas, 97 % dos alunos consideram o jogo uma forma de auxiliar na aprendizagem, assim como assimilar o conteúdo. Além disso, foram dadas sugestões para melhoria da atividade, como melhor organização, digitalização do jogo e abordar assuntos ligados a processos. Dessa forma, os jogos lúdicos, como o aplicado neste trabalho, são uma forma de melhorar a assimilação do conteúdo pelos discentes.

Ensino. Ludicidade. Tabuleiro.
Voltar