Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2293

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA DISCUSSÃO SOBRE O LER: LITERATURA, ENGENHARIA E REFLEXÕES - UM PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA, CULTURA E ARTE NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFC;

Rayssa de Sousa Carneiro, Mariana Campos Castro e Silva, Luis Gonzaga Rodrigues Filho, Natália Maria Cordeiro Barroso;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O projeto LER - Literatura, Engenharia e Reflexões - foi elaborado com o intuito de promover, aos alunos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - CT da UFC, incentivos à leitura em suas diversas formas. Em um meio predominantemente técnico, o LER visa proporcionar um espaço de discussões e questionamentos, estruturado de maneira a incentivar o desenvolvimento do senso crítico e da formação humana dos alunos, em especial dos alunos dos cursos do CT da UFC. Orientando as ações do projeto destacam-se as seguintes atividades: visitas a equipamentos culturais e artísticos da cidade e da Universidade, divulgação de eventos culturais e a apreciação de diversos tipos de arte, ampliando a visão de mundo dos participantes dessas ações. O projeto também é responsável pela realização e condução de um clube de leitura e pela manutenção de um blog literário e uma estante de compartilhamento de livros. Os integrantes do LER percebem o projeto como uma intervenção diferenciada nos cursos de Engenharia, tendo sido desenvolvido com o objetivo de modificar paradigmas e de possibilitar aos alunos uma maior oportunidade de expressão e reflexão. A expectativa é de que aqueles que participam do projeto LER possam ter uma formação pautada em valores humanos essenciais, desenvolvendo uma maior capacidade de reflexão, senso crítico e expressão.

Literatura. Engenharia. Reflexões. Formação humanística.
Voltar