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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ABORDAGEM DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA DO NORTE DO BRASIL;

Antonio Bruno da Silva Oliveira, Álvaro Arthur Soares Cintra, Léo César de Oliveira Pereira, Rodrigo da Silva Magalhães Dias, Roberto Tetsuo Fujiyama;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

As avaliações qualitativas a respeito do desempenho das instituições de ensino superior, não só no âmbito nacional como internacional, mostram-se bastante importantes, pois, influenciam políticas, decisões de investimento e reestruturação institucional. Neste sentido, este trabalho busca analisar o estado atual das universidades de engenharia mecânica na região norte do Brasil, verificando o número de instituições, públicas e privadas, que ofertam o curso em cada estado da região, assim como a qualidade da educação para os mesmos, tendo como base de dados as avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nos estados do Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Rondônia (RO), Roraima (RR), Pará (PA) e Tocantins (TO) no período de 2014 a 2017. As análises constatam que a região norte carece de instituições públicas de ensino superior que ofertem cursos de engenharia mecânica, haja vista que estas compõem apenas 8,77% das universidades em todo estado. No que tange à qualidade de educação, os estados se mantêm com conceito médio, pois grande parte das faculdades obtiveram notas 3 na avaliação do MEC.

Qualidade da educação. Engenharia mecânica. Universidades. Região norte.
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