Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2267

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELO DE BANCADA DE CONTROLE DE VELOCIDADE PARA ENSINO MULTIDISCIPLINAR EM LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA;

André Felipe Souza da Cruz, Felipe Silveira Piano, Amanda Beatriz Ferreira Bezerra, Dywles de Souza Soares, Rafael Suzuki Bayma;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

Uma das principais preocupações no ensino de Engenharia é a conexão entre os conceitos das diversas áreas que formam o alicerce dos conhecimentos do profissional. Em particular, na Engenharia Elétrica podemos destacar a conexão entre os conceitos de Circuitos Elétricos, Eletrônica e Sinais e Sistemas. Das componentes curriculares de um curso de graduação em Engenharia, as disciplinas laboratoriais são as maiores responsáveis pela integração dos conhecimentos teóricos na aplicação e resolução de problemas práticos. Infelizmente, por questões econômicas, nem todos os laboratórios estão preparados para atender tais necessidades de desenvolvimento técnico. Tendo em vista tal dificuldade, alunos da Universidade Federal do ----, do curso de Engenharia Elétrica, desenvolveram bancadas de controle de velocidade para o estudo de Sinais e Sistemas, que podem ser aplicadas nas disciplinas laboratoriais de Eletrônica e Sistemas de Controle. Neste trabalho são apresentadas a construção e análise inicial de sinais destas bancadas de controle, com o objetivo de então possibilitar a aplicação da metodologia de modelagem de sistemas nestas disciplinas de laboratório.

Experimento de laboratório. Modelagem de sistemas. Baixo custo. Arduino.
Voltar