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GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO - PRODUÇÃO E PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE UM JOGO VOLTADO AO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS;
Jessica Mendes Telles, Raony Maia Fontes, Daniel Diniz Santana, Marcio Andre Fernandes Martins;
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à aprendizagem no ensino superior, denominada "AutoQuiz". Esta consiste em um jogo de perguntas e respostas que faz uso da gamificação como método de incentivo e auxílio ao estudo de Engenharia de Controle e Automação de Processos. A gamificação é uma metodologia ainda pouco aplicada nas instituições de ensino superior e pode ser utilizada para aproximar o meio digital à sala de aula, de modo a estimular o processo de aprendizagem. Este trabalho visa propor uma forma de utilizar a gamificação no ensino superior, e assim despertar no aluno o interesse pelo estudo, enquanto desenvolve habilidades como criatividade, persistência, autoconfiança e cooperação. Tais aptidões auxiliam na resolução de problemas e no aperfeiçoamento da forma de aprendizado, o que pode vir a resultar em uma melhoria geral no desempenho durante a graduação.
Gamificação. Controle e Automação. Ensino-aprendizagem na engenharia