Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2262

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOFICINA DE INOVAÇÃO E EMPREENDERISMO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA VISANDO MOTIVAR JOVENS PARA AS ÁREAS TECNOLÓGICAS;

Breno Fernandes da Silva Lima, Rodrigo Pereira da Silva Lessa, Pedro Erthal Gomes, Danilo Cardoso Rangel, Filipe Cerqueira Montovani, Calebe Vitor De Moura Meira, Fabiana Rodrigues Leta;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

Este trabalho inicia-se da percepção de haver um desinteresse de jovens, particularmente oriundos de escolas públicas, na conclusão do Ensino Médio, tendo-se uma crescente evasão escolar nesta fase. Como consequência observa-se o desinteresse no prosseguimento dos estudos em nível de graduação, especialmente na área tecnológica. Na perspectiva da mudança desse cenário, alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) em Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com o Colégio Estadual Doutor Rodolpho Siqueira (CEDROS), desenvolveram o projeto de "Oficina de Inovação e Empreendedorismo", com intuito de estimular e motivar novos olhares sobre os conceitos aprendidos em uma sala de aula, além de introduzir ideias a respeito do mercado de trabalho. Este projeto tem como objetivo em paralelo promover também a aproximação desses alunos com o meio universitário, tendo suas oficinas ministradas dentro da Universidade, provocando, assim, uma imersão desses jovens neste ambiente. A abordagem junto aos alunos foi realizada através da metodologia de Design Thinking, motivando-os a resolver uma problemática relacionada ao seu cotidiano, sendo esta no meio escolar ou na comunidade em que vivem. Assim, permite-se uma percepção de quanto suas ações podem possibilitar melhorias em seu meio social gerando, em cada estudante, por meio de uma interdisciplinaridade, a possibilidade de solucionar problemas com o uso de criatividade e organização. Os resultados alcançados foram satisfatórios, tanto em relação à melhora do interesse escolar e inserção dos jovens no ambiente universitário, quanto à visualização de que as ferramentas aprendidas permitem lidar com adversidades, que serão encontradas a todo momento no mercado de trabalho.

Inovação. Empreendedorismo. Design Thinking. Extensão. Ensino Médio.
Voltar