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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRESENÇA FEMININA NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA: UMA PERSPECTIVA DA UFC CAMPUS RUSSAS;

Fernanda dos Santos Silva, Ana Livia Oliveira Lima, Samille Kricia Bezerra de Lima, SILVIA TELES VIANA;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A presença feminina em cursos de engenharia tem crescido ao longo dos anos. Entretanto, cursos com estereótipos extremamente masculinizados, como engenharia mecânica, ainda possuem pouca participação feminina. Isso acontece devido aos diversos fatores engendrados na concepção de gênero gerados pela sociedade patriarcal, onde a mulher é condicionada a desenvolver competências que denotam ao cuidado com o próximo. Enquanto os homens são estimulados a desenvolver habilidades de raciocínio lógico, autonomia, autoridade e força. Desse modo, os conhecimentos e competências exigidos pela profissão, são sempre associados a uma imagem masculina, o que não significa que as mulheres não possam ter tais habilidades. Nesse contexto, foi realizado um estudo bibliográfico, a fim de identificar os fatores responsáveis pela baixa presença feminina no curso de engenharia mecânica. Em seguida, foi realizado um estudo de caso utilizando como público-alvo as graduandas do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar os fatores que influenciaram na escolha do curso e na permanência do mesmo.

Mulheres. Engenharia Mecânica. Desigualdade de gênero.
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