Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2248

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMMetodologia PBL aplicada na disciplina de Resistência dos Materiais I: Um estudo de caso.;

Matheus Sousa Pinheiro Bastos, Felipe Alves Bacelar, Bruno da Silva Sales, Gabriel Xavier Santiago Marinho, Alexandre de Souza Rios;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Neste trabalho acadêmico irão ser apresentadas as principais aplicações dos conceitos de Resistência dos Materiais na engenharia e em diversas situações práticas, sobretudo, abordando e discutindo as metodologias de ensino utilizadas na disciplina de Resistência dos Materiais I pelo professor orientado da disciplinar, na Universidade de Fortaleza, como também, pelos seus monitores. Para a elaboração deste artigo científico foram aplicados dois questionários, no formato digital, para alunos e ex-alunos da universidade, dos cursos de engenharia e de arquitetura, que já fizeram ou ainda estão fazendo alguma disciplina relacionada ao cálculo estrutural. Nos dois documentos, foram elaboradas perguntas relacionadas às principais dificuldades que os estudantes possuem em cadeiras relacionadas a estruturas, sobre a postura de um professor universitário dentro do ambiente de sala de aula que contribui para um maior rendimento e um maior aprendizado dos alunos de sua turma e sobre a utilização de softwares e de outros recursos tecnológicos para o ensino desses tipos de conteúdo. Serão apresentados também os resultados parciais dos alunos nas primeiras atividades complementares e nas primeiras avaliações aplicadas pelo professor nas turmas em que leciona como também, como o docente apresenta no final da referida disciplina as aplicações desses conceitos em projetos reais.

Resistência dos Materiais. Metodologias de Ensino. Desempenho dos alunos.
Voltar