Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2240

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FACULDADE ARI DE SÁ: FERRAMENTA DE ACOLHIMENTO DE DISCENTES INGRESSANTES;

Fátima Rayanne Nascimento Gonzaga, Iarítissa dos Santos Carneiro, Daniel da Silva Vieira, Amanda Maria Sousa Oliveira, ANA PAULA LIMA BARBOSA;

COBENGE19

[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[100] 06.1. Perfil do ingressante

O período de ingresso no ensino superior exige uma adaptação ao novo ambiente, principalmente nos anos inicial. Sendo assim, a Faculdade Ari de Sá desenvolve um componente curricular semanalmente, do 1 ao 8 semestre denominado Projeto Integrador. Para o curso de Engenharia Civil seu desenho metodológico busca integrar os conhecimentos necessários à formação profissional, por meio do desenvolvimento de atividades pautadas em metodologias ativas de aprendizagem, realizadas em grupo. Com isso, o objetivo deste artigo é investigar a percepção dos alunos ingressantes sobre o componente curricular Projeto Integrador no que toca à sua capacidade favorecer a integração entre os discentes, contribuindo para sentirem-se mais pertencentes à referida instituição de ensino superior. O estudo foi viabilizado por meio de um questionário online para aferir a percepção dos estudantes que cursaram ou estão cursando o Projeto Integrador I. Sendo disponibilizado 5 perguntas, com níveis de 1 a 5 para avaliação dos discentes. Os resultados obtidos foram favoráveis a metodologia, tendo sido 100% na pergunta 1 e 2; 80% no tocante a pergunta 3; 75% na pergunta 4 e 87,5% na pergunta 5. Sendo assim, o Projeto Integrador se mostrou uma ótima ferramenta de acolhimento de discentes ingressantes.

Projeto Integrador. Acolhimento. Estudantes ingressantes. Engenharia Civil.
Voltar