Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2235

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DO SOFTWARE SCILAB NO CURSO DE ENGENHARIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMÉRICOS;

Lucas Vinicius Dias, Erika Janine Maia Afonso, Gabrieli Aparecida Vicentini, Viviane Bocato, Glaucia Rubyane de Souza Silva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O objetivo deste artigo é apresentar o relato de uma experiência que utilizou o software Scilab como uma ferramenta computacional auxiliadora para solucionar problemas que envolvam o uso de equações diferenciais ordinárias na disciplina de Métodos Numéricos. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma sequência com duração de quatro horas aula para 25 acadêmicos do curso de Engenharia Civil que no segundo semestre de 2018 estavam matriculados na disciplina de Métodos Numéricos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no norte do Paraná. A aula foi gravada em áudio e para coletar os dados foram utilizados um questionário composto por duas questões abertas, uma lista com quatro situações matemáticas e os registros dos alunos nas resoluções das atividades propostas. Os resultados mostraram que o software foi considerado como uma ferramenta motivadora para o processo de ensino e aprendizagem por ter um caráter dinâmico, uma interface simples e prática para a resolução dos problemas propostos, além de otimizar o tempo de resolução. Indicamos que essa proposta pode ser considerada como uma sugestão de trabalho a ser desenvolvida por meio da interdisciplinaridade entre as disciplinas que envolvam a matemática, algoritmos e estrutura de dados.

Software. Métodos Numéricos. Engenharia. Equações Diferenciais Ordinárias.
Voltar