Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2233

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DAS ETAPAS EXECUTIVAS DE UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DE MAQUETE VIRTUAL;

Elaine Pinto Varela Alberte, MARIANA HENRY PEREIRA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A Modelagem da Informação da Construção (BIM) apresenta-se como uma evolução/inovação no tratamento das informações da construção com grande capacidade de contribuir para a eficiência dos processos envolvidos. A tecnologia BIM consiste basicamente em construir um modelo virtual, onde informações e propriedades de todos os elementos constituintes estão associadas aos objetos que o compõem. Embora eventualmente complementado pelo uso de imagens e vídeos da execução do serviço, os conhecimentos teóricos apresentados no campo da Construção Civil ainda não permitem uma compreensão plena da complexidade dos serviços executados na prática. O uso de maquetes virtuais em sala de aula pode contribuir para o processo de aprendizagem tanto no sentido de melhorar a representação da informação da construção, quanto de se contextualizar o conteúdo frente às novas demandas do setor. Assim, o presente trabalho apresenta uma analise acerca de experiência de aprendizagem das etapas executivas de uma construção através do uso de maquete virtual desenvolvida com apoio de tecnologia BIM. A maquete virtual foi executada a partir de softwares BIM como Revit, Navisworks e MS Project. A eficiência da maquete como ferramenta pedagógica foi avaliada a partir da análise da percepção dos alunos através da aplicação de questionários em momento anterior e posterior ao uso da maquete virtual em sala de aula. Observou-se que a utilização de maquetes virtuais permitiu a aproximação da teoria à prática, e a experiência produziu um novo tipo de material didático à disposição da comunidade acadêmica.

BIM. Construção Civil. Ferramenta pedagógica. Maquete virtual.
Voltar