Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2231

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOFICINAS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR: RESGATANDO E ESTRUTURANDO O CONHECIMENTO;

Daniela Trentin Nava, Regiane Slongo Fagundes, Robson Willians Vinciguerra, Adriano Gomes de Santana, Régis Varão;

COBENGE19

[26] 04. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[93] 04.1. Formação mediada por tecnologia

Os altos índices de reprovação e desistência dos alunos em disciplinas de exatas no ensino superior tem sido o principal assunto discutido no Fórum das Disciplinas do Núcleo Básico dos Bacharelados (ForBas) da UTFPR. Um ponto em comum, levantado pelos professores representantes dos diversos câmpus, está relacionado à defasagem na aprendizagem de conteúdos básicos da matemática. portanto, se torna imprescindível buscar alternativas pedagógicas para atenuar este problema. Assim, o projeto oficinas de matemática elementar propõe ofertar conteúdos básicos ou pertinentes ao ensino superior para alunos ingressantes. Está sendo utilizado a estratégia de ensino híbrido por meio de oficinas presenciais e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. As oficinas presenciais são planejadas e desenvolvidas pelos discentes veteranos do curso de licenciatura em matemática e engenharias, com supervisão dos professores proponentes do projeto. Desta maneira, busca-se propiciar aos acadêmicos da Licenciatura desenvolvimento da prática pedagógica; aos acadêmicos das Engenharias a troca de experiência e a Interação “calouro” e “veterano”. Já no ambiente virtual, por meio da plataforma Moodle, os alunos retomam conteúdos de matemática elementar utilizando um sistema de trilha de aprendizagem. Neste ambiente o aluno encontra notas de aulas, exemplos resolvidos, exercícios, vídeos aulas e avaliação, que pode ser acessado sempre que surgirem dúvidas. Essa modalidade exige dos alunos uma postura ativa, desenvolvendo a autonomia no processo de estudo. Os resultados têm mostrado que os alunos participantes do projeto apresentaram maior interação nas aulas de Cálculo, desenvolveram rotinas de estudos e melhoraram o desempenho nas avaliações.

Ambientes virtuais de aprendizagem. Autonomia. Ensino aprendizagem.
Voltar