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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE SOFTWARES COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA ENSINO NA TEORIA DOS GRAFOS;

Nathalia da Silv Santos, Maria Clara Schuwartz Ferreira, Kemily Monteiro Cardoso Goularte, Bruno Furieri, Enilene Regina Lovatte;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A teoria dos grafos tem origem no início do século XVIII, quando o célebre matemático Leonhard Euler se dedicou a resolução de um problema de encontrar um caminho através das sete pontes da cidade de Köningsberg, passando uma única vez em cada ponte e voltar ao ponto inicial. Com o passar do tempo, se percebeu que muitas situações reais, assim como o problema das sete pontes, podem ser convenientemente descritas por meio de um diagrama que consiste em um conjunto de pontos junto com linhas unindo certos pares desses pontos. Neste contexto surge o conceito de grafos, que é uma abstração matemática para representar esse tipo de problema. Atualmente, a teoria de grafos vem ganhando espaço e se transformando numa área da matemática atual e de grande produção científica, com grande importância por sua aplicabilidade em praticamente todas as áreas de pesquisa como biologia, química, computação, engenharia, matemática, física, topologia, economia, mecânica quântica, pesquisa operacional, circuitos elétricos, análise numérica, genética e psicologia. A teoria dos grafos já é parte integrante da formação acadêmica e profissional dos estudantes de engenharias, constando como disciplina optativa nas grades curriculares em algumas universidades. Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática a fim de introduzir o conceito de grafos, apresentar alguns problemas clássicos, aplicações e o teorema de Euler. É proposto como recurso didático a utilização de um software computacional de exploração de grafos, tornando assim o processo de aprendizagem mais participativo. Espera-se que após a aplicação das atividades propostas aos alunos, sejam levantadas discussões de forma a superar dificuldades de aprendizagem e abstrações inerentes à teoria dos grafos. Além disso, são verificadas as potencialidades que o software propicia para o ensino e aprendizagem da teoria dos grafos. Como benefícios da proposta, podemos enumerar motivação dos alunos e do professor, facilitação da aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio lógico, tornando a matemática mais significativa.

Grafos. Teoria dos Grafos. Softwares. Modelagem Matemática.
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