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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DE FUNÇÕES, LIMITES E CONTINUIDADE FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;

Regiane Slongo Fagundes, Thiago Welington Picinini, Daniela Trentin Nava, Gustavo Henrique Dalposso;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O trabalho descreve a aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Essa teoria ressalta que a aprendizagem significativa tem chance de acontecer quando há uma interação não arbitrária e substantiva entre os novos conhecimentos (ideias, proposições, informações, conceitos, símbolos) e os conhecimentos prévios (subsunçores), contribuindo para a sua diferenciação, (re)elaboração e estabilidade. A prática foi embasada no quadro de valores das tarifas de água da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Paraná. A atividade foi proposta com o objetivo de contextualizar a aplicação dos conteúdos funções, limite e continuidade. Foram abordados conceitos de função definida por sentenças e função maior inteiro, usada para discretizar os valores do domínio, limites laterais e continuidade. Por meio do modelo definido foi possível apresentar os conteúdos da disciplina de Cálculo Diferencial Integral sobre uma situação cotidiana dos alunos. Observou-se que ao final da atividade os alunos conseguiram: interagir com colegas e com o professor, identificar conhecimentos prévios, compreender os conceitos abordados mais rapidamente e visualizar outras aplicações práticas.

Função piso. Função definida por sentenças. Limites Laterais.
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