Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2224

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELOS EXPERIMENTAIS PARA AUXILIAR NA DIDÁTICA E NO ENSINO DA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS;

Igor José Nascimento de Medeiros, Klaus André de Sousa Medeiros, Mateus Morais de Oliveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O estudo de mecânica dos sólidos faz parte de uma estrutura curricular de diversos cursos de áreas tecnológicas e exatas. Esse estudo tenta preparar o futuro profissional da área para este aprender o comportamento e características dos materiais quando submetidos aos mais variados esforços. Assim, é de grande importância a preocupação de oferecer disciplinas de forma adequada, atentando para uma boa compreensão por parte dos alunos, visto que são notórias as dificuldades que os alunos apresentam nesta disciplina. Fato este que pode ser explicado por diversos fatores, desde bloqueios individuais, déficit na educação básica ou até a falta de recursos didáticos que estimulem a uma melhor compreensão dos conteúdos. Com o intuito de aprimorar os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula e requintar isto com uma metodologia didática experimental, buscou-se soluções para aliar e consolidar o binômio ensino e aprendizagem. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver protótipos para serem utilizados em sala de aula, que auxiliem na visualização e principalmente no entendimento dos assuntos estudados nas disciplinas citadas. Para isso, foram elaborados modelos físicos com base na literatura, criando novos e adaptando os exemplos já existentes, passando-os por algumas modificações para melhorar os mesmos. A criação dos protótipos junto com sua aplicação em sala de aula obteve um elevado nível de aceitação (aproximadamente 99%) por parte dos alunos como uma alternativa didática viável, além de uma ótima contribuição (aproximadamente 70%) no âmbito do aprendizado para os mesmos.

Resistência dos Materiais. Protótipos. Modelos físicos reduzidos. Ensino da resistência dos materiais.
Voltar