Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2219

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPAPEL DA ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO ACOLHIMENTO AOS CALOUROS DA ENGENHARIA DE MINAS;

Annalis Maciel Vaz Fonseca, Érica Aparecida Rocha Santos, Vladmir Kronemberger Alves, Andreia Bicalho Henriques, Carlos Alberto Pereira;

COBENGE19

[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[102] 06.3. Retenção e Evasão

A dificuldade de adaptação dos calouros dos cursos de engenharia ao ambiente universitário pode resultar em um baixo desempenho acadêmico, reprovação em disciplinas básicas, alto índice de evasão do curso, ou até em distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão. Considerando-se a importância do combate a este problema nas universidades, foi criado, dentro do Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, o projeto de ensino "Orientação Acadêmica da Engenharia de Minas (OAEM)", que visa dar suporte aos ingressantes do curso. Este projeto realizou reuniões semanais com aulas expositivas sobre a universidade, aulas práticas em laboratório, palestras, atividades lúdicas e apoio emocional com auxílio de psicólogos. A partir de um melhor conhecimento das oportunidades oferecidas pela universidade e uma maior troca de vivências entre veteranos e calouros proporcionadas pelo projeto, obtivemos um resultado qualitativo de 100% dos ingressantes considerando o projeto como um meio de aproximação à realidade acadêmica e profissional. Quantitativamente, 65% dos participantes alcançaram coeficientes acima da média mínima da universidade, que juntos demonstram a efetividade do projeto.

Orientação Acadêmica. Acolhimento. Engenharia de Minas. Projeto de Ensino. 1
Voltar