Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2218

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA: UMA PERSPECTIVA DOCENTE;

Daniel de Moraes Coelho, Lucas Pereira Pacheco, Ana Marta Souza;

COBENGE19

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

Em uma sociedade inserida na revolução técnico-científico-informacional, são exigidos desenvolvimentos constantes nas mais diversas áreas da sociedade, sendo uma delas a educação. Entretanto, é observado que em um ambiente de ensino de Engenharia, as técnicas de ensino passivas, focadas no conteúdo, são as mais empregadas. Isso causa incerteza acerca da capacidade do egresso em superar os desafios impostos. Objetivando facilitar a aprendizagem, as metodologias ativas de ensino trazem como proposta a mudança de postura do estudante, que passa a participar ativamente do próprio aprendizado. Este trabalho apresenta um estudo sobre as metodologias de ensino mais empregadas em um curso de graduação em Engenharia. Para coleta dos dados, foi providenciada uma pesquisa do tipo survey descritiva, utilizando o questionário on-line como instrumento de coleta de dados. Composto por questões abertas e fechadas, este foi respondido por 23 dos 28 professores que ministram aulas atualmente para o ciclo profissional do curso (82,14%). A aula expositiva dialogada e a aula prática são as técnicas de ensino mais aplicadas pelos respondentes (23,16% e 16,84%, respectivamente). Ademais, 43,48% afirmaram estar satisfeitos com sua metodologia de ensino e 78,26% pretende adaptar suas aulas. A partir da pesquisa, também se observou a importância da discussão e inserção de novas metodologias de ensino, visando a integração entre professores, estudantes e a Instituição, objetivando aprimorar a qualidade do ensino oferecido. Assim, através da renovação da ação educativa, tenciona-se a implantação de metodologias de ensino que favoreçam a formação de engenheiros capazes de enfrentar os desafios do século XXI.

Ensino em Engenharia, Estratégias de ensino, Metodologias ativas
Voltar