Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2207

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PARADIGMA END-USER DEVELOPMENT APLICADO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA;

Anrafel Fernandes Pereira, Carlos Vitor de Alencar Carvalho, Marco Antônio Pereira Araújo, Jose Leandro Casa Nova Almeida, Enilson Salino Braga;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

End-User Development (EUD) vem sido adotada como uma abordagem de descentralização da Tecnologia da Informação e Comunicação para apoiar e permitir que usuários de aplicações tecnológicas possam criar as suas próprias soluções. Tudo isso, como oportunidade para os próprios usuários trazerem para o universo da tecnologia as suas próprias ideias e possíveis soluções para problemas enfrentados em seu dia a dia. Como isso, acabam colaborando e gerando oportunidades para a inovação e o desenvolvimento social de suas comunidades. Além disso, gera-se oportunidades de negócios, já que a partir do alinhamento de ferramentas de desenvolvimento rápido, como o APP Inventor, embora não profissionais, com modelo de negócios inovadores, torna-se possível avaliar, mesmo que inicialmente, a viabilidade de criação de novos negócios. Este trabalho é um estudo introdutório, cuja proposta surgiu a partir de experiências prévias dos autores na oferta de uma disciplina optativa na graduação para alunos dos cursos de Engenharias e Administração na Universidade de Vassouras. Tudo isso, com o propósito de enriquecer a formação dos discentes com novas abordagens e experiências sobre o mundo de desenvolvimento de apps, inovação e startups através do paradigma EUD. Para isso, apresenta um relato de Experiência, bem como os resultados e discussões sobre o trabalho desenvolvido.

End-User Development. Educação. Aplicativos Móveis. Inovação.
Voltar