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Artigo


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GEORREFERENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS COM AUXÍLIO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE NO ENSINO DE TOPOGRAFIA;

CLÁUDIO SILVA SOARES, Jeneilson Alves da Silva, Gustavo de Souza Silva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Atualmente, os aparelhos GPS de precisão disponíveis no mercado ainda são muito caros, no entanto, para fins didáticos, pode-se usar aqueles de menor custo cuja precisão fica em torno de ± 3m. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi fazer o georreferenciamento de uma área do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UEPB para avaliar o potencial didático dos aplicativos de celular (App) disponíveis de forma gratuita. O trabalho foi realizado em Maio de 2019, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no município de Lagoa Seca-PB, instalado na microrregião do Brejo da Paraíba. Nesse levantamento topográfico foi feito um percurso por caminhamento em torno do perímetro da propriedade utilizado um receptor GPS portátil, marca Garmin, modelo GPSMAP 60 CSx, com precisão de ± 3 m. Para efeito de comparação, foram testados dois aplicativos GPS instalados no Smartphone Galaxy S7, a saber: o Mobile Topographer (App 1) e o GPS Coordenadas (App 2). Diante os resultados, pode-se verificar que os aplicativos utilizados neste trabalho, disponíveis para smartphones, podem ser utilizados como ferramenta didática em levantamentos planimétricos de forma satisfatória.

GPS. Planimetria. Ferramenta didática. App.
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