Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2197

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE DISCIPLINAS DE ESTRUTURAS.;

Mayanne de Oliveira Lima, Ana Raquel Sena Leite, José Vinicio Monteiro da Silva, Yago Cristiano Freitas Evangelista;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Persiste nos cursos de engenharia uma dificuldade por parte dos alunos da compreensão dos elementos estruturais e seu funcionamento físico por não ser imediatamente intuitivo a visualização do fenômeno real por meios de desenhos 2D e fórmulas matemáticas. Devido a essa realidade e procurando realizar um ensino mais dinâmico e mais eficaz, o presente trabalho faz parte de um estudo em andamento que visa avaliar a aplicabilidade da realidade aumentada (RA) no auxílio do ensino das engenharias, assim como a criação em paralelo de um software capaz converter 3D em RA com facilidade. Este estudo é exploratório no qual se investigou de que forma tem ocorrido aplicação da RA no ensino e seus benefícios a partir de ilustrações de estruturas em 2D transformadas e 3D e posteriormente em RA. Comparou-se a forma de visualização tradicional vista nos livros, com a experiência RA, a partir do protótipo desenvolvido. Por meio da observação dos resultados e revisão feita, verificou-se que o uso da RA tem sido aplicada no ensino com bons resultados mostrando que a mesma pode melhorar o aprendizado e interesse dos alunos, e ao professor por poder tornar a aula mais próxima a realidade por meio da interação virtual.

Realidade Aumentada. Ensino. Visualizações Tridimensionais
Voltar