Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2189

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMONITORIA COMO FERRAMENTA DE APOIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DE AUXÍLIO NO COMBATE À EVASÃO POR REPRESAMENTO;

Cléscia Naiara Freitas Gomes, aliny abreu de sousa monteiro;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

A evasão nas Instituições de Ensino Superior (IES) é comum e pode ter sua causa associada à dificuldade de adaptação ao nível da estrutura curricular, o que muitas vezes provoca o represamento e a consequente desistência. O Programa de Iniciação à Docência (PID), entra como uma ferramenta de auxílio à permanência desses estudantes, servindo de apoio no processo de aprendizagem ao longo dos semestres iniciais do curso. O projeto de Monitoria intitulado ferramenta de apoio didático à disciplina de Química Geral e aprimoramento do manual de experimentos para a formação básica nas engenharias, direciona-se ao acompanhamento dos ingressantes nos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção da UFC Campus Russas, Ceará, na disciplina de Química Geral. O projeto objetiva contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e auxiliar no aperfeiçoamento dos experimentos, além de despertar o interesse do bolsista por essa área de atuação profissional. Durante o projeto foi realizada uma série de atividades, que incluem desenvolvimento de materiais de apoio didático, auxílio na montagem e organização dos experimentos e manuais, destinação de horários para esclarecimento de dúvidas individuais e coletivas, aulas de revisão, além do acompanhamento nas aulas práticas, orientando os discentes na execução dos experimentos. Como resultados, têm-se o melhoramento o rendimento dos alunos, comprovado pelo aumento qualitativo nas avaliações e melhor desempenho nas atividades em laboratório, bem como exigiram do monitor um aprofundamento no conteúdo da ementa, propiciando ao mesmo um acréscimo nos seus conhecimentos.

Evasão. Monitoria. Acompanhamento. Apoio didático. Química geral.
Voltar